segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Depois da tempestade, sempre vêm a consciência!

Oi meninas...

     Passei aqui para contar do caos que virou essa cidade. aconteceu um temporal que há muitos anos eu não presenciava.
    Passou um furacão aqui. Pessoas morreram, ficaram feridas, casas caíram,a cidade simplesmente parou. Vidros estouraram com o vento. Ficamos dois dias sem água, sem luz, sem ter onde comprar mantimentos, pois TUDO estava fechado. Foi um pesadelo.
    A lição que ficou é que nãos e pode brincar com a natureza. Dois dias sem água nem luz quase nos enlouqueceu, imagina se tivéssemos que viver sempre sem esses recursos. A única saída é usar com cautela nossa água, nossa luz, consumirmos com cuidado, pois se algum dia os mesmos faltarem será um caos. Então é melhor tomar banho de no máximo 5 minutos hoje do que não ter como fazê-lo daqui a alguns anos.
    Parece que isso nunca irá acontecer, mas irá sim! A natureza segue dando seus sinais de esgotamento! Com todo nosso descuidado e consumismo não damos tempo do planeta se recompor e mesmo os recursos renováveis irão faltar.

Algumas dicas:

- Tome banho em no máximo 5 minutos. desligue o chuveiro na hora de esfregar o cabelo ou limpar o corpo e ligue apenas para o enxágue.

- Mantenha as luzes desligadas durante o dia e mesmo à noite, desligue-as se não estiver realmente utilizando.

- Não deixe os aparelhos na tomada, pois mesmo deligados eles gastam luz (computador, TV, microondas).

- Junte as roupas para lavar, não ligue a máquina para pouquinha roupa. E utilize a opção de economia de água. A água que se reaproveita dá para limpar a casa, lavar calçadas etc.

- Ao escovar os dentes, desligue a torneira e só torne a ligar para enxaguar.

- Compre apenas o que é necessário. Tanto de alimentos quanto de qualquer outra coisa. Pensar bem antes de comprar economiza dinheiro e alivia o meio ambiente.

- Quando ir ao mercado, leve sacola retornável ou peça a eles caixas, assim utiliza menos sacolas plásticas. Além de tudo as vezes até rola um descontinho por isso, dependendo do mercado.
  
- Sempre quando possível, faça suas coisas à pé, como ir ao mercado, ao açougue ou mesmo pagar contas. Além de tudo gasta calorias.

   Tem muitas outras coisas, mas acho que se cada um fizer sua parte, iremos mais longe sem maiores problemas, então estão comigo nessa??

3 comentários:

  1. Caramba Aline, que situaçãoooo! o.O
    Sobre as dicas excelentes, preciso seguir a do mercado, to em falta, mas acabo utilizando as sacolas de plastico do mercado pra colocar lixo!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. é lindeza.. sou super a favor da vida minimalista.. andei tendo umas crises consumistas mas ja passou.. voltando ao minimalismo em 3,,2,,
    bjokas e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  3. Nossa dois dias, que terror graças a Deus tudo se resolveu!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, deixe um recadinho para mim, vai...